Carga Horária Total: 140h
Ementa:
1. Conceitos básicos. Classificação e reconhecimento de riscos. 2. Agentes físicos: tipos, classificações.
3. Ruído: conceitos gerais e ocorrência. Física do som. Parâmetro de medição. Critérios de avaliação. Instrumentação e técnicas de medição. Medidas de controle e mitigação.
Exemplos e laboratório de análise de medidas e controle. 4. Vibrações: conceitos gerais e ocorrência. Física da vibrações do corpo humano. Vibrações de corpo inteiro e segmental.
Parâmetro de medida. Critérios de medição, instrumentação e técnicas de medida. Medida de controle. Análise de medidas de controle. 5. Trabalhos práticos de controle de ruído e vibrações.
6. Radiação ionizante: definição, ocorrência, classificação. Critérios de avaliação. Instrumentação e técnicas de medição. Medidas de controle. 7. Radiação não ionizante: definição e classificações.A)
rádio frequência: classificação, instrumentação e técnicas de medição, critérios de avaliação, medidas de controle.B) radiação infravermelh: definições, ocorrência, técnicas de medição,
critérios de avaliação, medidas de controle. 8. Radiação ultravioleta: conceitos, ocorrência, classificação, técnicas de medição, critérios de avaliação e medidas de controle. 9. Laser e maser:
definições, ocorrência, classificação. Técnicas de medição, critérios de avaliação, medidas de controle. 10. Conforto termocorporal: conceitos gerais e ocorrência. Parâmetro influentes e psicrimetria.
Transmissão de calor. Sobrecarga térmica e esforço termocorporal. Critérios de avaliação. Instrumentação. Medidas de controle. Laboratório de técnicas de medição e avaliação e controle.
Temperaturas baixas: efeitos, avaliação e controle. 11. Trabalhos práticos de sobrecarga térmica e temperatura baixas. 12. Iluminação: conceitos gerais, relação com produtividade e acidentes.
Parâmetros de quantificação: iluminância, luminância, refletância. Instrumentação e técnicas de medição. Fatores interferentes em projetos de iluminação. Análise de projetos de iluminação.
Iluminação especial, efeitos estroboscópicos. Critérios e normas legais. Iluminação especial. 13. Pressões elevadas e baixas: conceitos básicos, ocorrência, avaliação, medidas de controle.
14. Agentes químicos: conceituação, classificação. Limites de tolerância e técnicas de reconhecimento. 15. Contaminantes sólidos: classificação, ocorrência, amostragem, avaliação.
16. Contaminantes líquidos: classificação, ocorrência, amostragem, avaliação. 17. Contaminação gasosos: classificação, ocorrência, amostragem, avaliação. 18. Medidas de controle coletivo para
contaminantes químicos. 19. Medidas de controle individual para contaminantes químicos. 20. Estudos de casos específicos. Instrumentação para avaliação de contaminantes sólidos, líquidos e gasosos.
21. Instrumentação de aferição e determinação de vazão de avaliação. 22. Exemplos de Trabalhos práticos de controle de agentes químicos. 23. Substâncias perigosas e agressivas. 24. Definições e riscos.
25. Manuseio, transporte e armazenagem. 26. Ventilação aplicada à engenharia de segurança do trabalho. 27. Conceitos e definições. Tipos de ventilação. 28. Ventilação geral diluidora:
requisitos para conforto térmico, gases e poeiras. Ventiladores: tipos, características. Ventilação natural. 29. Ventilação local exaustora: localização e características. Sistema de ventilação e dutos.
Controle de contaminantes. 32. Exemplos e trabalhos práticos de ventilação. 33. Avaliação de sistemas de ventilação. 34. Instrumentação básica: pressão estática, velocidade de fluxo.
Objetivos:
Apresentar a classificação e reconhecimento dos riscos. Discutir os agentes físicos como radiações, ruído, vibrações, conforto térmico, iluminação, agentes químicos,
gases, vapores e poeiras. Efetuar trabalhos práticos de mediação e limites legais. Introdução à ventilação industrial, tanto a local coletora como a geral diluidora.
Apresentação da instrumentação básica.